Quais são as responsabilidades do locatário com a manutenção do imóvel?

As responsabilidades do inquilino em relação à manutenção do imóvel incluem:

  1. Realizar manutenções de conservação: O inquilino deve zelar pelo imóvel e realizar as manutenções necessárias para mantê-lo em boas condições de uso. Isso inclui a limpeza regular, cuidados básicos com a manutenção do imóvel.
  2. Efetuar consertos e reparos de danos causados: O inquilino é responsável por reparar eventuais danos causados pelos moradores, visitantes ou prestadores de serviços durante o período de locação. Isso abrange desde pequenos reparos até a substituição de itens danificados.
  3. Uso adequado do imóvel: O inquilino deve usar o imóvel de forma pacífica e adequada à finalidade para a qual foi locado. Isso implica em respeitar as normas de convivência, evitar práticas que possam causar danos ou desgastes excessivos e utilizar o imóvel de acordo com as diretrizes estabelecidas no contrato de locação.

Veja alguns exemplos de Manutenção sob responsabilidade do inquilino 

  • Telhado : Limpeza de calhas , conduítes , recolocação e alinhamento de telhas 
  • Higienização e calibragem de aparelhos de ar condicionado  e  seus acessórios
  • Revisão geral do aquecedor à gás, dos  dutos de exaustão e  seus acessórios
  • Recarga de extintores de incêndio e equipamentos de segurança 
  • Dedetização, descupinização e similares no combate à pragas e insetos 
  • Manutenções hidráulicas em geral  
  • Manutenções Elétricas em geral  
  • Adaptação e distribuição de pontos de antenas

No entanto, é importante ressaltar que as obrigações do inquilino podem variar de acordo com o contrato de locação. Recomenda-se sempre verificar as cláusulas contratuais e as leis aplicáveis para obter informações específicas sobre as responsabilidades do inquilino em cada caso.

Por outro lado, o proprietário tem a responsabilidade de executar os reparos estruturais e lidar com vícios ocultos no imóvel, ou seja, problemas que não eram visíveis no momento da locação. Essas questões estão sob a responsabilidade do proprietário, que deve garantir a segurança e a habitabilidade do imóvel.