As responsabilidades do locador (proprietário) com a manutenção do imóvel incluem:
- Reparos estruturais: O locador é responsável por realizar os reparos necessários nas partes estruturais do imóvel, como troca de tubulações internas de água e esgoto, adequação de caixa de força ou poste de sustentação do relógio, troca de fiação interna, troca de telhas, madeiramento, remoção de trincas, rachaduras, reconstrução de paredes, alicerces, entre outros.
- Vícios ocultos: O locador é responsável por corrigir eventuais vícios ocultos no imóvel, que são defeitos ou avarias não aparentes que comprometa a habitabilidade do imóvel e que já existiam antes da locação.
- Manutenção geral: O locador é responsável por manter o imóvel em condições de habitabilidade e funcionamento adequado, garantindo que esteja apto para servir à finalidade para a qual foi locado. Isso inclui a manutenção de áreas comuns, sistemas elétricos e hidráulicos, pintura externa, entre outros.
Veja alguns exemplos de Reparos sob responsabilidade do proprietário
- Troca de tubulações internas de água e esgoto
- Troca ou adequação de caixa de força ou poste de sustentação do relógio
- Troca de fiação interna
- Troca de telhas, madeiramento
- Remoção de trincas, rachaduras, reconstrução de paredes, alicerces, etc ,
- Troca de caixa d’água
- Troca de pisos e azulejos.
É importante ressaltar que o locador não é responsável por reparos ou danos causados pelo locatário, seus moradores, visitantes ou prestadores de serviços. O inquilino deve informar ao proprietário sobre qualquer problema que necessite de reparo, e este deverá realizar as devidas intervenções.
Caso necessite de atendimento ou suporte para questões relacionadas à manutenção do imóvel, você pode registrar uma solicitação em nosso site, na área do cliente. Detalhe o problema, inclua fotos ou vídeos, e informe disponibilidade de datas e horários para uma eventual visita técnica, se necessário